terça-feira, 26 de julho de 2011

São Joaquim do Monte se prepara para receber fieis

O mês de agosto é mais que especial na cidade de São Joaquim do Monte. O município com aproximadamente 20 mil habitantes espera receber mais de 200 mil pessoas na 18a Romaria de Frei Damião. Todos os anos o evento conta com uma vasta programação incluindo apresentações culturais, missas e shows de bandas religiosas. A festa é organizada pelo pároco da cidade, o Padre Pedro Antônio Filho que todos os anos procura organizar junto as autoridades garantia de segurança e apoio na saúde com reforços em unidades móvel e ambulâncias.

O público que visita São Joaquim do Monte vem principalmente de Pernambuco e outros estados como Alagoas. Os fieis chegam a cidade para assistir a Missa e caminhar até a estátua no santuário de Frei Damião. Missas acontecem diversas vezes por dia e no domingo que se encerra a romaria, as celebrações ocorrem a cada duas horas.

Nas primeiras horas do dia a cidade se enche de ônibus e dos mais diversos transportes que trazem fieis de cidades vizinhas e até de outros estados. O comércio também se movimenta a cada ano. São dezenas de barracas que comercializam de camisas com a imagem do Frei Capuchinho até chaveiros e brinquedos eletrônicos.

Os fieis seguem até o santuário que fica há poucos quilômetros do centro da cidade. No trajeto pode-se encontrar barracas de pessoas pagando promessas realizando os mais diversos sacrifícios como andar descalços ou com objetos nas mãos. Para o último dia da romaria uma grande celebração marca a despedida do Frei que acompanhou os três primeiros anos do evento antes de morrer em 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário